Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / “Viseu é o distrito que pior trata os seus recursos hídricos”

“Viseu é o distrito que pior trata os seus recursos hídricos”

O Partido Ecologista Os Verdes tem visitado várias Etar’s no distrito de Viseu. Desta vez vêm alertar para a poluição no Rio Tabuaça, na freguesia de Santiago de Besteiros, no concelho de Tondela e sobre o mau funcionamento da ETAR de Fiais da Telha, na freguesia de Oliveira do Conde, Carregal do Sal.

A ETAR de Carregal do Sal, foi construída no início dos anos 90, e segundo Miguel Martins, dirigente do partido,  encontra-se ultrapassada.  As águas residuais recebidas não estão a ter o devido tratamento.

A água que segue para a ribeira de Cabanas, afluente do rio Dão, está a preocupar a população devido aos efeitos prejudiciais à saúde pública e qualidade ambiental.

Quanto ao Rio Tabuaça, a qualidade da água está condenada pelos resíduos de origem doméstica e industrial da ETAR ZIM Lagedo. Miguel Martins afirma que a estação não respeita as normas.

A ribeira está integrada na bacia hidrográfica do rio Dão e chegou a ter, segundo a população, grandes quantidades de peixes que hoje são praticamente inexistentes. Com a água acinzentada, opaca e com espuma branca à superfície, o Rio Tabuaça recebe ainda descargas de um matadouro de aves.

Miguel Martins defende mesmo que Viseu é o distrito que pior trata os seus recursos hídricos.

O Partido Ecologista Os Verdes a questionar o Governo sobre o futuro da poluição no Rio Tabuaça e o mau funcionamento da ETAR de Fiais da Telha.

 

Pode ver também

Incêndios: Tarouca doa Árvores de Natal para depois replantá-las

A tradição é já bem conhecida por todos: durante a quadra natalícia as famílias enfeitam …

Comente este artigo