Home / Notícias / “Viseu é o distrito que pior trata os seus recursos hídricos”

“Viseu é o distrito que pior trata os seus recursos hídricos”

O Partido Ecologista Os Verdes tem visitado várias Etar’s no distrito de Viseu. Desta vez vêm alertar para a poluição no Rio Tabuaça, na freguesia de Santiago de Besteiros, no concelho de Tondela e sobre o mau funcionamento da ETAR de Fiais da Telha, na freguesia de Oliveira do Conde, Carregal do Sal.

A ETAR de Carregal do Sal, foi construída no início dos anos 90, e segundo Miguel Martins, dirigente do partido,  encontra-se ultrapassada.  As águas residuais recebidas não estão a ter o devido tratamento.

A água que segue para a ribeira de Cabanas, afluente do rio Dão, está a preocupar a população devido aos efeitos prejudiciais à saúde pública e qualidade ambiental.

Quanto ao Rio Tabuaça, a qualidade da água está condenada pelos resíduos de origem doméstica e industrial da ETAR ZIM Lagedo. Miguel Martins afirma que a estação não respeita as normas.

A ribeira está integrada na bacia hidrográfica do rio Dão e chegou a ter, segundo a população, grandes quantidades de peixes que hoje são praticamente inexistentes. Com a água acinzentada, opaca e com espuma branca à superfície, o Rio Tabuaça recebe ainda descargas de um matadouro de aves.

Miguel Martins defende mesmo que Viseu é o distrito que pior trata os seus recursos hídricos.

O Partido Ecologista Os Verdes a questionar o Governo sobre o futuro da poluição no Rio Tabuaça e o mau funcionamento da ETAR de Fiais da Telha.

 

Pode ver também

Regresso do mau tempo com queda de neve

Depois do calor “primaveril” associado às “poeiras” vindas do norte de África e atendendo às …

Comente este artigo