Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu: a mais antiga Revista de Rádio e Comunicações comemora 36 anos
adelinoqsp

Viseu: a mais antiga Revista de Rádio e Comunicações comemora 36 anos

A QSP – Revista de Rádio e Comunicações está a comemorar este mês o seu 36º aniversário. Trata-se da mais antiga publicação portuguesa sobre rádio e radioamadorismo, tendo nascido em Viseu, em 1980, pela mão de Adelino Francisco, seu director, editor e redactor.

A QSP tem uma tiragem mensal de oito mil exemplares, vende-se nas bancas especializadas, mas a maior parte da edição chega a casa dos leitores através de assinatura, sendo que 30 por cento destas são de fora do país, especialmente nos lugares onde vivem portugueses que se ligam por rádio entre si.

A QSP, Revista de Rádio e Comunicações, é produzida em Viseu e faz “a leitura da rádio”, abrangendo temas relacionados com este hobby, notícias das realizações dos rádio operadores com a divulgação das suas investigações técnicas. A revista tem ainda por objectivo a dinamização de atividades e o contacto entre os milhares, quase seis mil, radioamadores que estão inscritos em Portugal na ANACOM, a Autoridade Nacional de Comunicações.

Adelino Francisco, engenheiro, de 68 anos, criou em 1980 a QSP, Revista de Rádio e Comunicações para conseguir estar em todo o mundo a partir de Portugal e uma “forma de estar na vida” que descobriu há mais de 50 anos, quando se fez sócio da Rede de Emissores Portugueses (REP).

Com os telemóveis, a internet, o telefone, poderia adivinhar-se um decréscimo do interesse pelo radioamadorismo, mais complexo e abrangente, ou da Banda do Cidadão (CB), mais simples, mas Adelino Francisco considera que quando a QSP surgiu havia em Portugal três mil radioamadores e hoje são perto de seis mil, no CB eram 15 mil e hoje passam os 30 mil” mas hoje o interesse mantém-se entre os entusiastas deste setor.

 

Pode ver também

Imagem2

BE queixou-se à Comissão Nacional de Eleições contra a Câmara de Viseu

O Bloco de Esquerda (BE) de Viseu fez uma participação à Comissão Nacional de Eleições …

Comente este artigo