Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Teatro Viriato anuncia “Projeto Jovens Bailarinos”

Teatro Viriato anuncia “Projeto Jovens Bailarinos”

A Companhia Paulo Ribeiro (CPR) anunciou que vai proporcionar a cinco estudantes de dança a possibilidade de experienciarem um processo de criação em contexto pré-profissional, com todas as condições técnicas, artísticas e de produção, em Viseu.

Financiado pelo município de Viseu, o “Projeto Jovens Bailarinos” terá ensaios durante os fins-de-semana de junho e estreia-se a 07 de julho, no Teatro Viriato.

Em conferência de imprensa, São Castro explicou que “foram convocadas instituições de ensino de dança, que puderam inscrever um ou dois alunos”, com idades entre os 16 e os 18 anos, tendo depois sido feita uma audição para escolher os cinco que integram o projeto.

“O objetivo passa por replicar este projeto nos próximos anos. Neste primeiro ano, terá como coreógrafos os diretores artísticos da companhia”, salientou São Castro, acrescentando que, futuramente, “será feito o convite a coreógrafos e profissionais com uma vertente nacional e até internacional”.

São Castro explicou que este projeto surgiu na sequência do desafio lançado pelo presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, para criar uma companhia juvenil de dança na cidade.

O vereador da Cultura, Jorge Sobrado, disse aos jornalistas que, apesar de este projeto não ser ainda o de criação de uma companhia, pode ser “uma rampa de lançamento desse sonho”.

A Companhia Paulo Ribeiro está a desenvolver o plano de atividades “De e a partir de Viseu: CPR, 20 anos de companhia residente”. Além de ter conseguido reforçar em 33% o financiamento do programa de apoio às artes, obteve também um apoio de 25 mil euros do programa municipal Viseu Cultura.

Este ano, a companhia vai acolher artistas internacionais em residência, no âmbito da rede internacional “Studio Trade”, e também estrear a nova criação de São Castro e António Cabrita, intitulada “Last”, a 19 de setembro, entre outras atividades.

 

Pode ver também

Centro Paroquial da Cunha Baixa recebe donativo da “Missão Continente”

O Centro Paroquial da Cunha Baixa, no concelho de Mangualde, recebeu um donativo de 20 …

Comente este artigo