Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Local / Super bactéria descoberta na antiga mina de urânio em Viseu

Super bactéria descoberta na antiga mina de urânio em Viseu

A NL19 é uma super bactéria que sobrevive em ambientes extremos, como o da antiga mina de urânio da Quinta do Bispo, em Viseu, onde foi identificada, não é apenas mais uma nova espécie bacteriana descoberta por uma equipa de investigadoras da Universidade de Aveiro (UA).

Isolada a partir de lamas com elevadas concentrações de metais radioactivos, as cientistas de Aveiro descobriram já que a NL19 produz antibacterianos que podem vir a ser usados na medicina, na veterinária e na indústria alimentar.

Segundo explicou a universidade em comunicado, em curso está já o estudo de como esta bactéria poderá ser aproveitada pelo Homem na produção de outros compostos bioactivos.

Um pouco por todo o mundo, os ambientes extremos têm-se revelado promissores como fontes para a descoberta de microrganismos com potencial biotecnológico.

Nas minas de urânio já desactivadas da Quinta do Bispo, onde muitos resíduos apresentam elevadas concentrações de metais e radionuclídeos da série do urânio, a aposta da UA foi certeira.

Sapo

 

Pode ver também

B.E. População do interior “cansada” com os encerramentos dos serviços públicos

Depois do anuncio do possível encerramento de dois balcões da Caixa Geral de Depósitos em …

Comente este artigo