Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Local / Super bactéria descoberta na antiga mina de urânio em Viseu

Super bactéria descoberta na antiga mina de urânio em Viseu

A NL19 é uma super bactéria que sobrevive em ambientes extremos, como o da antiga mina de urânio da Quinta do Bispo, em Viseu, onde foi identificada, não é apenas mais uma nova espécie bacteriana descoberta por uma equipa de investigadoras da Universidade de Aveiro (UA).

Isolada a partir de lamas com elevadas concentrações de metais radioactivos, as cientistas de Aveiro descobriram já que a NL19 produz antibacterianos que podem vir a ser usados na medicina, na veterinária e na indústria alimentar.

Segundo explicou a universidade em comunicado, em curso está já o estudo de como esta bactéria poderá ser aproveitada pelo Homem na produção de outros compostos bioactivos.

Um pouco por todo o mundo, os ambientes extremos têm-se revelado promissores como fontes para a descoberta de microrganismos com potencial biotecnológico.

Nas minas de urânio já desactivadas da Quinta do Bispo, onde muitos resíduos apresentam elevadas concentrações de metais e radionuclídeos da série do urânio, a aposta da UA foi certeira.

Sapo

 

Pode ver também

Direção dos Bombeiros Voluntários de Viseu recusa acusações

As acusações que o autor, Sr. João Ribeiro, move contra a Mesa da Assembleia Geral …

Comente este artigo