Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Sernancelhe e Penedono de mãos dadas por causa do projecto “Aldeias Humanitar”
humanitar

Sernancelhe e Penedono de mãos dadas por causa do projecto “Aldeias Humanitar”

O projeto “Aldeias Humanitar”, que visa a prestação de cuidados de saúde nos domicílios das pessoas que requerem cuidados continuados ou paliativos, ideia considerada pioneira em Portugal, foi apresentado no Expo Salão de Sernancelhe, no dia 19 de maio. Tendo como concelhos piloto Sernancelhe e Penedono, no âmbito da Rede Social de Saúde, este projeto tem como instituição âncora a Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe e o alto patrocínio da Presidência da República e da Fundação EDP.

Estiveram presentes na cerimónia o assessor para a área da Saúde da Presidência da República, Mário Pinto, a Vice-Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Rita Moreira, o Coordenador Nacional da Rede Nacional de Cuidados Continuados, Manuel Lopes, o Diretor Executivo do ACES Douro Sul, Rui Dionísio, o responsável da Rede Social de Saúde, Domingos Nascimento, e mais de três centenas de pessoas, com destaque para os muitos profissionais de instituições sociais e de saúde, que quiseram conhecer, de forma detalhada, o “Aldeias Humanitar”, pois decorreu durante a tarde o Encontro Científico Regional da Saúde e do Social.

O projeto “Aldeias Humanitar” colocará, de imediato, equipas especializadas na prestação de cuidados continuados ao serviço das populações de Sernancelhe e Penedono. O pioneirismo está na criação de condições e estabelecimento de parcerias que permitirão ir ao encontro das pessoas, dando resposta às mais prementes questões da saúde dos munícipes, para lhes proporcionar qualidade de vida, num contexto de acompanhamento contínuo, em que se preserva o vínculo familiar.

Inovação, equipas especializadas, recursos técnicos, ligação próxima à Unidade de Cuidados Continuados de Sernancelhe são valências que chegam aos utentes de Sernancelhe e Penedono com este projeto, que contará com equipas de prestação de cuidados de saúde domiciliários, num ambulatório de proximidade, com veículos próprios para o efeito e profissionais habilitados a socorrer os utentes.

A apresentação do projeto Aldeias Humanitar contou ainda com outro momento dedicado à saúde na nossa região: o Encontro Regional da Saúde e do Social. Organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe e da Rede Social de Saúde, com apoio de várias entidades públicas e privadas, faz convergir para o Expo Salão especialistas que abordaram conceitos como proximidade, integração, humanização, capacitação, metas que se pretendem com o projeto Aldeias Humanitar.

 

Pode ver também

bispo

Bispo de Viseu apresentou renúncia ao cargo por motivos de saúde

Segundo a Agência Ecclesia, D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, apresentou ao Papa a sua renúncia …

Comente este artigo