Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Sátão: Reportagem da Alive Fm descobre 3 das 7 sepulturas antropomórficas
Foto Alive Fm / M. Azevedo Fotografia
Foto Alive Fm / M. Azevedo Fotografia

Sátão: Reportagem da Alive Fm descobre 3 das 7 sepulturas antropomórficas

Na povoação de Decermilo, concelho de Sátão lugar de Ourigos, foram descobertas recentemente quatro sepulturas rupestres, nome técnico sepulturas antropomórficas, a rádio Alive Fm deslocou-se ao local e muito próximo encontro mais três que estavam cobertas pela vegetação.

Num perímetro de 500 metros são sete a sepulturas que foram escavadas no século décimo.

Em declarações exclusivas à Alive Fm, o arqueólogo Jorge Adolfo professor do Instituto Politécnico de Viseu, diz que estas sepulturas são da época em que ainda não havia os cemitérios paroquiais, à data os pequenos aglomeramos populacionais sepultavam os seus familiares em covas abertas na rocha.

As sepulturas rupestres recentemente descobertas em Decermilo, concelho de Sátão, são do tempo da reconquista, as mais antigas datam do seculo oitavo, esta em particular são mais recentes e têm cerca de mil anos.

O arqueólogo Jorge Adolfo diz que são várias as sepulturas do género em toda a região norte de Portugal, em que as juntas de freguesia ou até mesmo as autarquias valorizam os locais, estas no concelho de Sátão, que estão em terrenos particulares não fazem parte de qualquer rota, nem estão sinalizadas.

Jorge Adolfo diz que a zona onde foram descobertas estas sepulturas, no lugar de Ourigos é muito rica em património, são vários os vestígios de um aglomerado populacional que habitou no local há mais de mil anos.

Jorge Adolfo diz que o lugar de Vale de Abelhas, Ourigos, povoação de Decermilo muito próximo do rio Vouga, é motivo de interesse público não só para o Sátão, mas para todos aqueles que apreciam a historia de Portugal.

Jorge Adolfo arqueólogo e professor no Instituto Politécnico de Viseu, sete sepulturas rupestres, nome técnico sepulturas antropomórficas foram descobertas recentemente, três das quais pela reportagem da rádio alive Fm, no lugar de Ourigos, povoação de Decermilo concelho de Sátão.

Galeria Fotografias Alive Fm / M. Azevedo Fotografia

 

Pode ver também

hospital

Festival de Jazz de Viseu passou pela Pediatria do Hospital São Teotónio

“Gostávamos muito de levar o Festival de Jazz de Viseu à Pediatria!”. Foi esta a …

Comente este artigo