Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Sátão: Bloco de Esquerda denuncia irregularidades no Canil Intermunicipal

Sátão: Bloco de Esquerda denuncia irregularidades no Canil Intermunicipal

O Grupo de Trabalho Distrital do Bloco de Esquerda para os Direitos dos Animais visitou as instalações do Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Cães e Gatos situado no concelho do Sátão, mas que para além deste concelho, recolhe também animais de Penalva do Castelo e Aguiar da Beira, ao que se juntam os protocolos assinados com a Câmara Municipal de Mangualde e de Santa Comba Dão.
Esta infraestrutura é constituída por três pavilhões e concentra entre 35 a 40 animais, entres cães e gatos.

Durante a visita ao canil das Rãs o Grupo de Trabalho Distrital do Bloco de Esquerda para os Direitos dos Animais verificou que o canil continua a abater animais saudáveis, pratica que, apesar de ainda ser permitida pela lei, segundo o grupo, já não devia ser permitida.

Os animais recolhidos e que têm a sorte de não ser abatidos por excesso de animais, estão a ser dados para adopção sem serem esterilizados, o que contraria a Lei em vigor, realçou à Alive Fm Diego Garcia, do Grupo de Trabalho do Bloco de Esquerda de Viseu para os Direitos dos Animais.

Segundo o Grupo de Trabalho Distrital do Bloco de Esquerda para os Direitos dos Animais, o canil intermunicipal sediado no concelho de Sátão, está longe das populações e em local de difícil acesso, dificultando assim o papel de promover a adopção responsável;

O canil intermunicipal de Sátão, tem atualmente três pavilhões e alberga entre 35 a 40 animais, entres cães e gatos, um número excessivo realça Diego Garcia.

O canil recolhe animais dos concelhos de Sátão, Aguiar da Beira  e de Penalva do castelo, existem ainda mais dois protocolos com as autarquias de Mangualde e Santa Comba Dão, o Grupo de Trabalho Distrital do Bloco de Esquerda para os Direitos dos Animais espera que a capacidade do canil venha a ser aumentada.

Para o Bloco de Esquerda de Viseu as câmaras municipais que integram o canil intermunicipal do Sátão devem recorrer à linha de financiamento disponibilizada pelo estado, que contempla 30 mil euros para cada canil intermunicipal só para a esterilizações dos animais, esta é a única maneira de resolver a sobre população de cães e gatos no canil intermunicipal de Sátão.

Depois da visita ao canil intermunicipal de Sátão, onde o Grupo de Trabalho Distrital do Bloco de Esquerda para os Direitos dos Animais detetou várias falhas, o grupo apela à recolha Oficial de Animais) que promovam a proximidade com as populações, fomentando a adoção responsável e a responsabilização dos prevaricadores.

 

Pode ver também

Serviço de Radioterapia: Assembleia Municipal de Viseu aprova moção da CDU

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou, por unanimidade, uma moção apresentada pela CDU a exigir …

Comente este artigo