Sátão: Bloco de Esquerda denuncia irregularidades no Canil Intermunicipal – Alive FM 89.9 FM – Viseu
Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Sátão: Bloco de Esquerda denuncia irregularidades no Canil Intermunicipal

Sátão: Bloco de Esquerda denuncia irregularidades no Canil Intermunicipal

O Grupo de Trabalho Distrital do Bloco de Esquerda para os Direitos dos Animais visitou as instalações do Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Cães e Gatos situado no concelho do Sátão, mas que para além deste concelho, recolhe também animais de Penalva do Castelo e Aguiar da Beira, ao que se juntam os protocolos assinados com a Câmara Municipal de Mangualde e de Santa Comba Dão.
Esta infraestrutura é constituída por três pavilhões e concentra entre 35 a 40 animais, entres cães e gatos.

Durante a visita ao canil das Rãs o Grupo de Trabalho Distrital do Bloco de Esquerda para os Direitos dos Animais verificou que o canil continua a abater animais saudáveis, pratica que, apesar de ainda ser permitida pela lei, segundo o grupo, já não devia ser permitida.

Os animais recolhidos e que têm a sorte de não ser abatidos por excesso de animais, estão a ser dados para adopção sem serem esterilizados, o que contraria a Lei em vigor, realçou à Alive Fm Diego Garcia, do Grupo de Trabalho do Bloco de Esquerda de Viseu para os Direitos dos Animais.

Segundo o Grupo de Trabalho Distrital do Bloco de Esquerda para os Direitos dos Animais, o canil intermunicipal sediado no concelho de Sátão, está longe das populações e em local de difícil acesso, dificultando assim o papel de promover a adopção responsável;

O canil intermunicipal de Sátão, tem atualmente três pavilhões e alberga entre 35 a 40 animais, entres cães e gatos, um número excessivo realça Diego Garcia.

O canil recolhe animais dos concelhos de Sátão, Aguiar da Beira  e de Penalva do castelo, existem ainda mais dois protocolos com as autarquias de Mangualde e Santa Comba Dão, o Grupo de Trabalho Distrital do Bloco de Esquerda para os Direitos dos Animais espera que a capacidade do canil venha a ser aumentada.

Para o Bloco de Esquerda de Viseu as câmaras municipais que integram o canil intermunicipal do Sátão devem recorrer à linha de financiamento disponibilizada pelo estado, que contempla 30 mil euros para cada canil intermunicipal só para a esterilizações dos animais, esta é a única maneira de resolver a sobre população de cães e gatos no canil intermunicipal de Sátão.

Depois da visita ao canil intermunicipal de Sátão, onde o Grupo de Trabalho Distrital do Bloco de Esquerda para os Direitos dos Animais detetou várias falhas, o grupo apela à recolha Oficial de Animais) que promovam a proximidade com as populações, fomentando a adoção responsável e a responsabilização dos prevaricadores.

 

Pode ver também

Ministério da Justiça estuda proposta para ampliar tribunal de Viseu

Ministério estuda construção de 13 novos tribunais nos próximos 10 anos Governo defende agregação de …

Comente este artigo