Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / RI14 tem novo Comandante: Coronel Mário Alves de Bastos
ri

RI14 tem novo Comandante: Coronel Mário Alves de Bastos

No dia 7 de Outubro, tem lugar no Regimento de Infantaria n.º14 (RI14), em Viseu, a cerimónia interna de tomada de posse do novo Comandante do RI14, Coronel de Infantaria Mário João Vaz Alves de Bastos.

Da sua Resenha Biográfica consta:

O Coronel de Infantaria Mário João Vaz Alves de Bastos nasceu a sete de abril de mil novecentos e sessenta e cinco, sendo natural de Aval de Bodiosa – Viseu, mas é em Alverca do Ribatejo, Santa Comba Dão, Vouzela e Lisboa que fez os seus estudos. Em 1984 ingressou na Academia Militar.

Conclui a Licenciatura em Ciências Militares e ingressa no Quadro Permanente em 1989, como Alferes de Infantaria, após completar o Tirocínio para Oficial. Ao longo da sua carreira assumiu variadas funções de comando, estado-maior e execução, tendo sido promovido, sucessivamente, a Tenente em 1990, a Capitão em 1994, a Major em 2000, a Tenente-Coronel em 2005 e a Coronel em 2016.

Enquanto oficial subalterno e Capitão, esteve colocado na Escola Prática de Infantaria, em Mafra, no Regimento de Infantaria Nº 1, na Serra da Carregueira – Belas, no Regimento de Infantaria Nº 2, em Abrantes, e na Escola Superior Politécnica do Exército, na Amadora.

Como oficial superior, e enquanto Major, foi Adjunto na Repartição de Planeamento, Administração e Mobilização de Pessoal, da Divisão de Pessoal do Estado-Maior do Exército e Professor na Secção de Ensino da Tática, no Instituto de Altos Estudos Militares. Como Tenente-Coronel foi Professor na Área de Ensino Específico do Exército, no Instituto de Estudos Superiores Militares, Comandante do Batalhão de Formação Militar Geral, na Escola Prática de Infantaria e Adjunto de Sua Excelência o General Chefe do Estado-Maior do Exército.

Para além dos cursos curriculares possui, entre outros, o Curso de Estado-Maior pelo Instituto de Altos Estudos Militares.

Da sua folha de serviços constam doze louvores, dos quais um concedido pelo Ministro da Defesa Nacional, três concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, cinco por Oficiais Generais e três por outras entidades militares; foi-lhe ainda concedido um louvor pelo General Comandante do Instituto Superior de Ensino Militar das Forças Armadas Angolanas.

Foi condecorado com três Medalhas de Serviços Distintos (grau Prata), a Medalha de Mérito Militar (2ª e 3ª classes), a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército (2ª classe), a Medalha de Comportamento Exemplar (graus Ouro e Prata) e a Medalha Comemorativa de Comissões de Serviços Especiais.

Por Alvará de 9 de junho de 2016 de Sua Excelência o Presidente da República, foi-lhe concedida a Ordem Militar de Avis, grau de Comendador.

O Coronel Mário João Vaz Alves de Bastos é casado e tem dois filhos.

 

Pode ver também

bispo

Bispo de Viseu apresentou renúncia ao cargo por motivos de saúde

Segundo a Agência Ecclesia, D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, apresentou ao Papa a sua renúncia …

Comente este artigo