Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Nelas: Inaugurado Espaço Desportivo e de Lazer das Antigas Instalações da Mina da Urgeiriça
nelas

Nelas: Inaugurado Espaço Desportivo e de Lazer das Antigas Instalações da Mina da Urgeiriça

Na presença do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, foi inaugurado o Espaço Desportivo e de Lazer das Antigas Instalações da Mina da Urgeiriça, recentemente requalificado pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), que foi estreado com as atividades dos alunos do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim.

O dia ficou marcado pela assinatura de Protocolos entre a EDM, Câmara Municipal de Nelas, Junta de Freguesia de Canas de Senhorim e Casa do Pessoal da Urgeiriça, nos quais se estabelecem acordos de parceria e cedência de prédios e infraestruturas envolventes ao Complexo Mineiro da Urgeiriça.

A cerimónia de assinaturas destes protocolos tiveram lugar no Antigo Balneário dos Ingleses do Complexo Mineiro da Urgeiriça, pelas 15h00, e contou com a participação do presidente da EDM, Dr. Rui Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva, do presidente da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, Mário Gomes Pinto e do presidente da Casa do Pessoal da Urgeiriça, Carlos Moitas.

O primeiro dos três Protocolos assinados define um Acordo de Parceria entre a EDM e o Município de Nelas com a finalidade de assegurar a coordenação e o enquadramento de iniciativas para valorização do potencial cultural, turístico, geológico e mineiro dos territórios das antigas áreas mineiras abandonadas e recuperadas no âmbito do contrato de concessão entre o Estado e a EDM. Essas iniciativas envolvem o Município e a EDM e, relativamente a certos imóveis, a empresa ‘EDMI – Empresa de Projetos Imobiliários, S.A.’ Desta forma, o Acordo abrange colaborações em diversos domínios, como a elaboração de diagnósticos, estudos e investigações que possam contribuir para o melhor conhecimento do potencial deste território nas suas várias vertentes; cooperação em ações de sensibilização e de divulgação de resultados dos trabalhos de remediação ambiental realizados e a dinamização de ações de aproveitamento das áreas recuperadas incentivando e apoiando as iniciativas que se venham a identificar.

Seguiu-se a assinatura do Protocolo de Cedência entre o Município, Junta de Freguesia de Canas de Senhorim e Casa do Pessoal que prevê a entrega, em Regime de Comodato, do Prédio Urbano denominado “Casa do Parque de Jogos”, propriedade da EDMI- Empresa de Projetos Imobiliários, S.A. e localizado na Rua do Parque do Bairro Mineiro da Urgeiriça, espaço cedido anteriormente à Junta de Freguesia de Canas de Senhorim a título precário e revogado a 5 dezembro de 2015, tendo sido entregue ao Município em Regime de Comodato para fins de interesse público. A assinatura deste novo Protocolo determina a cedência gratuita de utilização deste prédio à Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça, estando a mesma exclusivamente afeta a fins de utilidade pública, nomeadamente atividades culturais, desportivas e de lazer.

Por último, deu-se a celebração do Protocolo entre o Município e Casa do Pessoal que estabelece a Entrega a esta Associação, em Regime de Comodato, do Prédio Urbano denominado “Casa do Pessoal da ENU” para utilização afeta ao funcionamento da mesma. Este edifício com dois pavimentos é propriedade da EDMI e foi anteriormente entregue ao Município em Regime de Comodato, tendo sido destinado exclusivamente como local de sede da Casa do Pessoal da ENU.

No ato das assinaturas, o Presidente da Câmara Municipal de Nelas referiu o interesse público destes Protocolos no Compromisso Municipal de Requalificação de Espaços Públicos e conservação do património, conferindo a todos os munícipes o usufruto de novos espaços públicos para atividades culturais, desportivas e de lazer.

 

Pode ver também

Cruzamento da EN 16 para EN 229-2

Rio de Moinhos e São Miguel de Vila Boa ganham novo padre

A Diocese de Viseu está em renovação. Vai reorganizar pastoralmente a distribuição dos párocos em …

Comente este artigo