Home / Notícias / Município quer combater atropelamentos

Município quer combater atropelamentos

A Câmara Municipal de Viseu aprovou esta quinta-feira, um plano “amigo dos peões” e de combate à sinistralidade no atravessamento em passadeiras.

O “Viseu Seguro” vai investir, no próximo ano e meio, meio milhão de euros em medidas de reforço da segurança de peões nas escolas da área urbana e nas rotundas da Circunvalação, o principal eixo rodoviário da cidade.

Em declarações exclusivas à Alive FM, Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu sublinhou que Viseu deve ser uma cidade segura para os peões.

Simbolicamente, a decisão foi tomada na Escola Secundária Alves Martins, um dos locais alvo da intervenção. Foi também a primeira vez que a Câmara reuniu numa escola.

O plano “Viseu Seguro” elege as escolas e a Circunvalação da cidade como prioridades, identificando pontos críticos com base nos indicadores de sinistralidade grave registados pela Polícia de Segurança Pública. 13 escolas, 11 rotundas e 69 passadeiras constituem os números-chave da operação.

No eixo de intervenção das escolas, serão abrangidas 12 escolas da cidade e uma da freguesia de Ranhados (ver mapa em anexo), e 29 passadeiras.

Neste âmbito, serão implementados 61 sinais luminosos verticais em 27 passadeiras, 90 marcadores luminosos horizontais (no asfalto) em 18 passadeiras, novos postes de iluminação pública em LED ativados por sensor na presença de peões, assim como outras medidas “amigas” dos pões, como o rebaixamento dos acessos aos passeios e às passadeiras e a colocação pavimento tátil para invisuais.

Na intervenção prevista para a Circunvalação, o “Viseu Seguro” visa reforçar a segurança dos peões nos atravessamentos das passadeiras junto às rotundas, através de melhoria da sinalização das passadeiras e da iluminação, assim como de dispositivos de controlo e desincentivo da velocidade dos automóveis.

Neste contexto, serão abrangidas 11 rotundas e 40 passadeiras. Aqui, o projeto prevê a implementação de 140 sinais luminosos verticais e de 296 marcadores luminosos junto de todas passadeiras, assim como a sua repintura, e a aplicação de 22 postes de iluminação LED ativados por sensor nas passadeiras com menor visibilidade.

Uma das novidades e apostas do plano consiste na instalação de sinalização e sensorização para o controlo e atenuação da velocidade automóvel.

 

Pode ver também

Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

O Município de Mangualde tem este ano letivo 53 bolseiros do ensino superior, o maior …

Comente este artigo