Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Local / Ministro do ambiente lançou primeira pedra da ETAR de Nelas

Ministro do ambiente lançou primeira pedra da ETAR de Nelas

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o Presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva, procederam hoje ao Lançamento da 1ª Pedra da Construção da Nova ETAR de Nelas, o maior investimento municipal já alguma vez realizado no Concelho, num projeto co-financiado por Fundos do Portugal 2020 e Fundo de Coesão, financiamento garantido no novo quadro comunitário de apoio (PO SEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) que orça 4,3 milhões de euros.

Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara apresentou também a Estratégia Ambiental do Concelho para os próximos 10 anos, relativamente à cobertura integral e manutenção de uma rede de ETAR’S em todas as freguesias, novo sistema de abastecimento de água (com a construção de um depósito de 4000 m² e implementação de programa de gestão informática) e aproveitamento dos rios Dão e Mondego. Numa referência ao historial industrial da Região, o Presidente frisou ainda o papel que o Concelho de Nelas tem desempenhado na implementação de uma vasta e forte cultura industrial, resultando na criação de empregos e infra-estruturas que têm criado melhores condições de habitabilidade para todos os munícipes.

Com esta obra, a Câmara Municipal de Nelas responde positivamente ao Compromisso Ambiental assumido no início do mandato do actual executivo, resolvendo, de forma concreta, questões ambientais prementes e proporcionando ao Concelho uma situação ambientalmente sustentável. Aliada esta obra, o Concelho de Nelas dá, assim, mais um passo em frente para crescer enquanto núcleo de investimento de novas empresas e, potenciando o turismo e economia local.

Dirigindo-se aos presentes, o Ministro do Ambiente frisou a importância deste projeto uma vez que o trabalho desenvolvido para o tratamento de águas e de saneamento tem sido notório nos benefícios para o bem-estar das populações e do ambiente. João Pedro Matos Fernandes reiterou ainda que é indispensável gerir com rigor a rede de águas pluviais e na necessidade de unir esforços para levar a bom porto a construção de infra-estruturas que valorizem o meio ambiente.

Numa alusão às preocupações ambientais que assolam hoje o planeta, o Ministro referiu ainda a necessidade de mudar comportamentos, valorizar as regiões e tomar medidas de políticas de proximidade territoriais, do qual a Câmara Municipal de Nelas é um excelente exemplo.

O encerramento da Cerimónia foi marcado pela actuação do Coro dos Alunos Universidade Sénior de Nelas, no âmbito da disciplina de Expressão Musical, e pelo lançamento de 200 balões pelos alunos das Escolas dos Bombeiros Voluntários de Nelas e de Canas de Senhorim, um acto simbólico de sensibilização para um ambiente mais limpo e um Concelho mais amigo do ambiente, com mais qualidade de vida e na vanguarda do que se verifica em termos regionais e nacionais.

De destacar que esta nova ETAR de Nelas terá capacidade para tratar nos próximos 20 anos todos os esgotos domésticos da vila e freguesia (constituída por Nelas, Algerás e Folhadal) e os oriundos das empresas instaladas na Zona Industrial de Nelas, a norte, e na Zona Industrial do Chão do Pisco, a poente, com pré tratamento e que será construída na envolvente da atual ETAR II de Nelas, tratando assim uma população equivalente a 14.600 pessoas, sendo que os efluentes provenientes das zonas industriais são um equivalente a 8.000 domésticos. A construção, quer da ETAR, quer das estações elevatórias que a vão servir, vai acontecer durante este ano e o próximo, prevendo-se a entrada de funcionamento em abril de 2017.

 

Pode ver também

Cinfães foi distinguido como “Destino Turístico Sustentável.

No Comité das Regiões, que decorreu em Bruxelas, foram entregues os certificados da Carta Europeia …

Comente este artigo