Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Local / Ministro do ambiente lançou primeira pedra da ETAR de Nelas

Ministro do ambiente lançou primeira pedra da ETAR de Nelas

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o Presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva, procederam hoje ao Lançamento da 1ª Pedra da Construção da Nova ETAR de Nelas, o maior investimento municipal já alguma vez realizado no Concelho, num projeto co-financiado por Fundos do Portugal 2020 e Fundo de Coesão, financiamento garantido no novo quadro comunitário de apoio (PO SEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) que orça 4,3 milhões de euros.

Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara apresentou também a Estratégia Ambiental do Concelho para os próximos 10 anos, relativamente à cobertura integral e manutenção de uma rede de ETAR’S em todas as freguesias, novo sistema de abastecimento de água (com a construção de um depósito de 4000 m² e implementação de programa de gestão informática) e aproveitamento dos rios Dão e Mondego. Numa referência ao historial industrial da Região, o Presidente frisou ainda o papel que o Concelho de Nelas tem desempenhado na implementação de uma vasta e forte cultura industrial, resultando na criação de empregos e infra-estruturas que têm criado melhores condições de habitabilidade para todos os munícipes.

Com esta obra, a Câmara Municipal de Nelas responde positivamente ao Compromisso Ambiental assumido no início do mandato do actual executivo, resolvendo, de forma concreta, questões ambientais prementes e proporcionando ao Concelho uma situação ambientalmente sustentável. Aliada esta obra, o Concelho de Nelas dá, assim, mais um passo em frente para crescer enquanto núcleo de investimento de novas empresas e, potenciando o turismo e economia local.

Dirigindo-se aos presentes, o Ministro do Ambiente frisou a importância deste projeto uma vez que o trabalho desenvolvido para o tratamento de águas e de saneamento tem sido notório nos benefícios para o bem-estar das populações e do ambiente. João Pedro Matos Fernandes reiterou ainda que é indispensável gerir com rigor a rede de águas pluviais e na necessidade de unir esforços para levar a bom porto a construção de infra-estruturas que valorizem o meio ambiente.

Numa alusão às preocupações ambientais que assolam hoje o planeta, o Ministro referiu ainda a necessidade de mudar comportamentos, valorizar as regiões e tomar medidas de políticas de proximidade territoriais, do qual a Câmara Municipal de Nelas é um excelente exemplo.

O encerramento da Cerimónia foi marcado pela actuação do Coro dos Alunos Universidade Sénior de Nelas, no âmbito da disciplina de Expressão Musical, e pelo lançamento de 200 balões pelos alunos das Escolas dos Bombeiros Voluntários de Nelas e de Canas de Senhorim, um acto simbólico de sensibilização para um ambiente mais limpo e um Concelho mais amigo do ambiente, com mais qualidade de vida e na vanguarda do que se verifica em termos regionais e nacionais.

De destacar que esta nova ETAR de Nelas terá capacidade para tratar nos próximos 20 anos todos os esgotos domésticos da vila e freguesia (constituída por Nelas, Algerás e Folhadal) e os oriundos das empresas instaladas na Zona Industrial de Nelas, a norte, e na Zona Industrial do Chão do Pisco, a poente, com pré tratamento e que será construída na envolvente da atual ETAR II de Nelas, tratando assim uma população equivalente a 14.600 pessoas, sendo que os efluentes provenientes das zonas industriais são um equivalente a 8.000 domésticos. A construção, quer da ETAR, quer das estações elevatórias que a vão servir, vai acontecer durante este ano e o próximo, prevendo-se a entrada de funcionamento em abril de 2017.

 

Pode ver também

Circuito Municipal das Escolas de Natação da época desportiva 2017/2018 já arrancou

O Circuito Municipal das Escolas de Natação da época desportiva 2017/2018 já arrancou. As Piscinas …

Comente este artigo