Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Lamego: Carnaval de Lazarim o mais genuíno do país

Lamego: Carnaval de Lazarim o mais genuíno do país

Lazarim, no concelho de Lamego, vai voltar a acolher o Entrudo mais genuíno do país, recriando um ambiente de folia e confraternização.

As máscaras, esculpidas em madeira de amieiro por artesãos da freguesia, descem à rua para recuperar a memória histórica das suas gentes e projetar Lamego em todo o mundo.

De 2 a 5 de março, o programa de atividades promete atrair um grande número de visitantes.

Organizado em parceria pela Junta de Freguesia de Lazarim e pela Câmara Municipal de Lamego, com o apoio do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI), haverá este ano animação de rua e barraquinhas.

A leitura pública dos testamentos na tarde de terça-feira de Carnaval é o ponto alto dos festejos. Redigido em segredo pelos jovens da vila, atrai todos os anos uma multidão para ouvir a herança da “comadre” e do “compadre”.

O Carnaval de Lamego tem por tradição queimar dois bonecos de pano que representam os compadres, um ato que simboliza a expulsão dos maus pensamentos e a purificação das mentes.

A Câmara de Lamego está a candidatar as máscaras de Lazarim a Património Cultural Imaterial da Humanidade com o objetivo de preservar uma tradição que assume maior protagonismo nesta altura e que constitui uma representação única de encenações antigas da cultura portuguesa.

 

Pode ver também

Viseu: Sede de combate à violência no desporto inaugurada na segunda-feira

A sede da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), …

Comente este artigo