Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Já foram destruídos 74 ninhos de vespa asiática em São Pedro do Sul

Já foram destruídos 74 ninhos de vespa asiática em São Pedro do Sul

O Município de São Pedro do Sul tem estado empenhado a destruir os ninhos de vespa asiática detetados no concelho para controlar a reprodução da espécie que se caracteriza como uma predadora de outras vespas e abelhas.

Os ninhos primários têm cerca de 5-10 cm de diâmetro, os ninhos secundários têm uma forma redonda ou em pêra com cerca de 50-80 cm de diâmetro e são geralmente feitos em árvores altas nas áreas urbanas e rurais.

A Vespa Asiática chega a atingir grandes dimensões com as rainhas a medirem cerca de 3 cm e as obreiras cerca de 2,5 cm. A espécie apresenta patas amarelas características. O tórax é castanho-escuro ou preto aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e um único segmento abdominal quase inteiramente amarelado-alaranjado. A cabeça é preta e a face laranja/amarelada.

Ainda que a responsabilidade da sua remoção não caiba à autarquia, diz o município, a Proteção Civil Municipal tem coordenado a operação de eliminação dos ninhos através de lume.

Até ao momento foram já destruídos cerca de 74 ninhos por todo o concelho: na União de Freguesias de S. Pedro do Sul, Várzea e Baiões – 28; na Freguesia de Carvalhais – 15; na Freguesia de Serrazes – 6; Freguesia de Vila Maior – 6; Freguesia de Pinho – 5; Freguesia de Bordonhos – 4; Freguesia de Valadares – 4; Freguesia de S. Félix – 4; União de Freguesias de Santa Cruz da Trapa e S. Cristóvão de Lafões – 2.

 

Pode ver também

Futebol: Sátão vence, Ferreira de Aves empata na 9ª jornada

 

Comente este artigo