Home / Notícias / Ironia marca espetáculo “Terra” da nova temporada do Trigo Limpo Teatro ACERT

Ironia marca espetáculo “Terra” da nova temporada do Trigo Limpo Teatro ACERT

O Trigo Limpo Teatro ACERT vai estrear, no dia 27 de março, o espetáculo “Terra”, recorrendo à ironia para tratar um tema sério e provocar a reflexão, disse o encenador da peça, na apresentação da temporada da companhia.

“Terra” que tem estreia marcada para o Dia Mundial do Teatro, é o terceiro espetáculo de uma trilogia que a companhia da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) começou a desenhar após os incêndios de outubro de 2017, e que se segue a “Fogo!” e a “Água”.

“Em `Terra`, misturamos todos os elementos e acabamos por, ironicamente, meter os dedos na ferida”, disse hoje o ator Pompeu José, responsável pela encenação.

O espetáculo mistura a ironia de textos de vários autores, como Raul Solnado e Ricardo Araújo Pereira, com a ciência, não faltando a alusão às descobertas de Galileu Galilei.

“É um registo que não deixa de ser atuante sobre a realidade e provocador de reflexão, mas tem acoplada uma ironia bastante grande”, frisou Pompeu José.

Segundo o encenador, Galileu Galilei surgirá em cena para falar “de uma época em que a Terra era o centro do mundo”.

“Ele acaba por descobrir que não, que afinal a Terra não era o centro do sistema solar, muito menos de todo o mundo. E põe-se a questão: a ciência está ao serviço de quê e é defendida por quem?”, avançou.

“Terra” permitirá aos espetadores regressarem ao ponto zero da análise, colocando várias questões relativas a como é viver neste planeta.

“Muitas vezes estamos muito mais a salvar o nosso `coiro` do que a tentar salvar o planeta”, disse Pompeu José, acrescentando que o espetáculo permitirá ao público “refletir sorrindo” sobre as grandes questões que ameaçam a existência da humanidade.

À semelhança de “Fogo!” e de “Água”, “Terra” estrear-se-á no bar da ACERT, será depois apresentado em associações do concelho de Tondela e, posteriormente, em outros pontos do país.

Pompeu José e Raquel Costa são os responsáveis pela dramaturgia, enquanto a interpretação fica a cargo de António Rebelo, Ilda Teixeira e Raquel Silva.

A programação da ACERT para este trimestre integra espetáculos diversificados de música, teatro e novo circo.

O espetáculo de música para crianças e famílias “Aniki”, da Gira Sol Azul, a exposição de fotografia “O dia em que a terra se fez mar”, do fotojornalista Tiago Miranda, o concerto de Noble (Pedro Fidalgo) e o espetáculo “Ermelinda do rio”, do Teatro da Terra, são alguns dos destaques.

Em março, vai realizar-se uma festa de homenagem aos anos 90, com os grupos Peste e Sida, 69 Graus e o DJ Kira.

Outra das novidades é o evento “5.ª feira de faca e garfo”, que permitirá fundir os sabores da comida com os sabores da música tocada ao vivo.

 

Pode ver também

Regresso do mau tempo com queda de neve

Depois do calor “primaveril” associado às “poeiras” vindas do norte de África e atendendo às …

Comente este artigo