Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / “Festa do 2 de Maio” em Viseu traz à memória o eclipse solar de 1900
MercadoLavradores-46

“Festa do 2 de Maio” em Viseu traz à memória o eclipse solar de 1900

 

É já na noite deste sábado, 27 de Maio, que se realiza a quarta edição da “Festa do 2 de Maio”. O evento acontece e evoca a praça histórica da cidade, a partir das 21H30.

Em 2017, o “Ano Oficial para Visitar Viseu”, o Município recupera do “baú” da história da cidade um acontecimento singular na promoção turística de Viseu na emergência do século XX: o eclipse solar total de 1900, ocorrido a 28 de Maio.

O fenómeno astronómico suscitou um “boom” de visitantes na cidade de Viriato, oriundos de vários pontos do país, inclusive comissões científicas e observatórios portugueses que vieram observar e registar o momento. A imprensa da época fala em 3 mil visitantes, cerca de um terço da população da cidade em 1900. Ao todo, estimam-se que cerca de 16 mil pessoas, entre visitantes e viseenses, tenham observado o eclipse.

O evento foi tido como uma oportunidade de promover o que de melhor a cidade tinha para oferecer, tendo a autarquia delineado uma estratégia interna para melhor receber visitantes e elites. Um acampamento provisório foi, inclusive, montado nas Lages de Gavim, local próximo da atual Rua Alexandre Herculano, com vista a acolher missões científicas.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “esta evocação reveste-se de um forte simbolismo para a cidade. O eclipse solar suscitou em Viseu uma dinâmica de visitantes e promoção turística singular. Neste ‘Ano Oficial’ convido todos os viseenses a partilhar este momento”.

Deste evento farão também parte atuações musicais de bandas filarmónicas e ranchos folclóricos. A evocação histórica associada à comemoração, da organização do Município de Viseu, estará a cargo da Zunzum – Associação Cultural.

 

Pode ver também

psp2

2 detidos pela PSP por conduzirem alcoolizados

A Polícia de Segurança Pública de Viseu, no dia 21 do corrente mês e ano, …

Comente este artigo