Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Família Mineira da Urgeiriça é recompensada pelo Estado ao fim de 15 anos

Família Mineira da Urgeiriça é recompensada pelo Estado ao fim de 15 anos

As compensações aos familiares dos mineiros que morreram ao serviço da Empresa Nacional de Urânio começaram a ser pagas.

António Minhoto, presidente da Associação dos ex-Trabalhadores das Minas, esclareceu à rádio Alive que cerca de 20 pessoas começaram a ser contempladas com as indemnizações há muito exigidas.

Para António Minhoto nada paga a dor daqueles que ficaram sem os seus familiares mas “para além de reporem a justiça”, estas compensações “vêm dar também um fôlego às economias destas famílias”.

O Presidente refere que a Família Mineira recebeu a notícia com muita emoção.

Depois de uma luta de 15 anos, os antigos trabalhadores da extinta ENU, que esteve sediada na Urgeiriça, no concelho de Nelas, viram a lei a dar resposta aos anseios. Com a aplicação da Lei n.º 10/2016 todos eles têm “o direito a uma compensação por morte emergente de doença profissional dos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio”.

Os processos de pagamento serão feitos até ao final do ano. Beneficiadas serão 100 pessoas num montante total de 4 milhões de euros.

Os mineiros da ENU trabalharam, durante décadas, em condições difíceis e perigosas em nome do estado. Condições essas que valeram a morte a alguns.

A ENU explorou desde 1977 as minas de urânio em Portugal e em 2004 encerrou os trabalhos.

Notícias relacionadas:

Minas da Urgeiriça: 15 anos de uma luta quase vencida

100 anos das minas da Urgeiriça

 

Pode ver também

Primeiro Ministro vai inaugurar Loja de Cidadão de Nelas

A Loja de Cidadão de Nelas vai abrir no dia 27 deste mês. Contudo, a …

Comente este artigo