Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Estacionamento na Sé de Viseu voltou a sofrer alterações
viseu

Estacionamento na Sé de Viseu voltou a sofrer alterações

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, apresentou hoje, na sessão de Câmara, um conjunto de ajustamentos e revisões às normas e rede de lugares de estacionamento no Centro Histórico da cidade, na sequência do período experimental realizado no mês de Abril.

As alterações introduzidas visam, nas palavras do autarca, “melhorar o acesso de residentes e visitantes, em condições de disciplina mas também de maior conforto, ao estacionamento na zona antiga da cidade”.

Segundo Almeida Henriques, “estas alterações resultam da avaliação efetuada em conjunto com a comissão de acompanhamento que instituímos para a gestão do Centro Histórico, e que reúne os vários interesses em presença na zona antiga, entre moradores, comerciantes, operadores de bares e diversões, e a PSP”.

São principais novidades a gratuitidade de estacionamento entre a meia-noite e as 8 horas para todos os utilizadores e o reforço dos lugares exclusivos para moradores portadores de dístico.

Neste âmbito, serão incluídos cinco novas ruas na zona abrangida pelo estacionamento regulado, que passam a abranger a emissão de dísticos para moradores: Cónego Martins; Soar de Cima; Nunes de Carvalho; Almeida Moreira (rua e largo).  Estas novas áreas serão de utilização exclusiva para moradores, traduzindo um reforço de mais 32 lugares (num total de 67).

A totalidade dos lugares demarcados para estacionamento automóvel no Centro Histórico de Viseu é neste momento de 314 lugares, dos quais cerca de metade são novos.

Principais alterações a introduzir este mês de Maio

  1. Aumento de lugares para utilização exclusiva para moradores, traduzindo um reforço de mais 32 lugares (que somam aos 35 de utilização exclusiva de moradores já definido): inclusão de 5 arruamentos na zona abrangida pelo estacionamento regulado, que passam a abranger a emissão de dísticos para moradores: Rua Cónego Martins; Rua Soar de Cima; Rua Nunes de Carvalho; Largo Almeida Moreira; Rua Almeida Moreira;
  2. O estacionamento automóvel passa a ser gratuito para todos os visitantes e utilizadores (moradores com dístico nunca pagam) à noite e madrugada, entre as 24h e as 08h.

Outros aspetos relevantes:

  1. Mantêm-se as 4 horas de duração máxima do estacionamento automóvel;
  2. A totalidade dos lugares demarcados para estacionamento automóvel será de 314 lugares, dos quais cerca de metade são novos;
  3. 67 lugares são demarcados para utilização exclusiva de moradores portadores de dístico de estacionamento, que poderão todavia beneficiar dos demais lugares disponíveis sem pagamento, nos períodos entre as 12H e as 14H e as 19H e as 10 horas (do dia seguinte);
  4. Aos fins-de-semana, a gratuitidade em todo o estacionamento do Centro Histórico é reforçada, estando os moradores portadores de dístico isentos de pagamento, de forma ininterrupta, entre as 12H de sábado e as 10H de segunda-feira.
  5. Reservados estão ainda 15 lugares para cargas/descargas, que poderão ser utilizados gratuitamente pelos moradores no período entre as 20 e as 08 horas;
  6. 247 lugares serão tarifados para não residentes, nos dias da semana, entre as 08H e as 24H, sendo introduzido assim um horário de gratuitidade noturno.
  7. O Parque de Estacionamento de São Lázaro, localizado no Centro Histórico de Viseu, está já em funcionamento. O parque coberto disponibiliza 75 lugares de estacionamento, exclusivos a residentes e operadores económicos do Centro Histórico. Para os moradores, os valores variam entre os 20 euros mensais e os 240 euros anuais, enquanto que para os titulares de atividades económicas a tarifa vai dos 25 euros mensais aos 300 euros anuais. O parque de estacionamento é constituído por 3 pisos subterrâneos, 2 dos quais especialmente reservados a utentes portadores de deficiência, grávidas e acompanhantes de crianças de colo. O parque funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, e o acesso é garantido através de um cartão de utilizador.

 

Pode ver também

21706621_1993730450908119_1876687289_o

Espaço do Cidadão instala-se em Santar

Santar disponibiliza a partir de agora aos seus moradores um “Espaço do Cidadão”. Situado no …

Comente este artigo