Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Cobertura do Mercado 2 de Maio 100% com sustentabilidade energética

Cobertura do Mercado 2 de Maio 100% com sustentabilidade energética

O presidente da Câmara de Viseu anunciou que o Mercado 02 de Maio terá cobertura 100% fotovoltaica, tornando-se autossustentável e capaz de contribuir para a sustentabilidade energética dos Paços do Concelho.

“Celebrámos um contrato programa com a SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana), que permite fazer um ‘upgrade’ (atualização) do projeto, que permitirá, não só a cobertura 100% do espaço, mas com um sistema que absorverá 95% do calor e transformá-lo em energia”, anunciou Almeida Henriques.

“Todo o Mercado 02 de Maio será autossustentado, não gastará energia, porque a produzirá para consumo e o que esperamos desta produção também nos permitirá abastecer o edifício das Águas de Viseu e ainda sobrará, em alguns momentos, para o edifício do próprio município”, anunciou.

Com esta opção, de acordo com o autarca, a cobertura será total e não apenas parcial, como foi outrora sugerido.

A obra, que tem um projeto desde 2016, será financiada pelo PEDU (Plano Estratégico do Desenvolvimento Urbano), da comunidade europeia, em 85%, sendo os restantes 15% do orçamento da autarquia, num investimento superior, “pelo menos, a um milhão de euros”.

“Não é só a cobertura, também vamos por escadas rolantes, um elevador panorâmico, vão ficar dois restaurantes, substituição dos pisos, ou seja, uma requalificação geral do espaço”, explicou o autarca, que prometeu “até setembro ter o projeto aprovado para dar início à construção”.

Lusa

 

Pode ver também

Nove anos de prisão efectiva para mulher acusada de burlar cidadãos franceses

As quatro pessoas acusadas de sequestro e burla a cidadãos franceses foram condenadas no Tribunal …

Comente este artigo