Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / CDOS: Testa capacidade de emergência em acidente ferroviário de grandes dimensões

CDOS: Testa capacidade de emergência em acidente ferroviário de grandes dimensões

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), promove hoje e amanhã o Exercício PROCIV-AZURARA 2019, com o objetivo de treinar e testar a capacidade de resposta operacional perante uma situação de emergência decorrente de um acidente ferroviário de grandes dimensões.

Durante a manhã de hoje, o exercício decorreu em modo de posto de comando, em contexto de sala de operações, envolvendo os diferentes agentes de Proteção Civil e entidades cooperantes do distrito.

Amanhã, dia 9 de março, pelas 09h30, o Exercício PROCIV-AZURARA 2019 decorrerá na modalidade LIVEX (Live Exercise), que implica a movimentação de meios operacionais de socorro no terreno, com a realização de um simulacro na Estação de Caminhos de Ferro de Mangualde, distrito de Viseu, com os seguintes cenários: acidente ferroviário, cenário multivítimas, cenário de desencarceramento, cenário de matérias perigosas, cenário de incêndio industrial, cenário de apoio psicossocial, ativação do Plano de Emergência da Infraestruturas de Portugal/Linha da Beira Alta, do Plano Municipal de Emergência de Mangualde, do Plano Distrital de Emergência de Viseu, do Plano de Contingência de Catástrofes do ACES Dão Lafões e ativação do Plano de Contingência da Urgência do Centro Hospitalar Tondela Viseu – (Viseu).

Face aos cenários previstos, vai ser testada e treinada a capacidade de resposta operacional dos diferentes agentes de Proteção Civil, os planos de emergência e os procedimentos e sistemas que visam melhorar a interoperabilidade entre diversos agentes de proteção civil e entidades cooperantes.

Durante o simulacro será testada igualmente a capacidade de comando, controlo e comunicações dos vários escalões de decisão em matéria de gestão de operações de proteção e socorro. Para concretizar esta ação estão envolvidas cerca de 30 entidades e mobilizados 315 operacionais.

 

Pode ver também

Viseu: Sede de combate à violência no desporto inaugurada na segunda-feira

A sede da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), …

Comente este artigo