Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Sernancelhe assinala 133 anos do escritor Aquilino Ribeiro

Câmara de Sernancelhe assinala 133 anos do escritor Aquilino Ribeiro

O dia 13 de setembro de 1885 é uma data marcante para o Concelho de Sernancelhe. Há 133 anos nascia, no Carregal, o escritor Aquilino Ribeiro, um dos mais ilustres e reconhecidos prosadores portugueses, uma referência da liberdade, autor de obras emblemáticas como “Terras do Demo”, “Malhadinhas” ou “Quando os Lobos Uivam”.

Como forma de comemorar Aquilino, a sua vida e percurso literário, o Município e a Biblioteca Abade Vasco Moreira prepararam uma semana (10 a 14 de setembro) de atividades culturais e educativas, que contemplam a “semana aquiliniana da leitura”, visitas guiadas, apresentação de documentários, séries e sessões de leitura.

Aproveitando o extraordinário acervo literário aquiliniano da Biblioteca Municipal de Sernancelhe, que contempla primeiras edições, livros raros e traduções, bem como o espaço da sala infantil e juvenil “Arca de Noé” e a “Sala de Conferências Aquilino Ribeiro”, ambas inauguradas pelo filho do escritor, Eng.º Aquilino Ribeiro Machado, e pela neta Mariana, em julho de 2008, espera-se a visita de centenas de pessoas para participarem nas diversas ações propostas, em particular no desafio da leitura, em que quem requisitar obras de Aquilino Ribeiro receberá como oferta publicações municipais.

No dia 13 serão exibidos na Biblioteca Municipal documentários do arquivo da RTP sobre Aquilino Ribeiro, realizados na década de 80 do século XX. Os utilizadores da Biblioteca serão convidados, logo depois, a participar em sessões de leitura das suas obras, numa iniciativa aberta a públicos de todas as idades e que contemplará também a obra infantil do escritor.

Para o dia 14 a Biblioteca está a preparar uma jornada dedicada à vertente mais mediática (e ao mesmo tempo polémica) da obra de Aquilino, com a visualização da série “Quando os Lobos Uivam”, exibida pela RTP em 2006, e que retrata o problema dos baldios, enaltecendo os direitos do povo e a liberdade que sempre estiveram presentes na vida e obra escritor.

 

Pode ver também

Mulher e 33 anos detida por posse de armas e droga

O Núcleo de Investigação Criminal de Lamego, deteve uma mulher, de 33 anos, pela posse ilegal …

Comente este artigo