BE: “Lei que proíbe o abate e obriga autarquias a esterilizarem animais não é cumprida” – Alive FM 89.9 FM – Viseu
Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / BE: “Lei que proíbe o abate e obriga autarquias a esterilizarem animais não é cumprida”

BE: “Lei que proíbe o abate e obriga autarquias a esterilizarem animais não é cumprida”

Depois da deputada, Maria Manuel Rola, do BE na Assembleia da República ter visitado os canis municipais de Carregal do Sal, Tondela e Lamego.

Carlos Vieira, bloquista de Viseu, afirma que a lei (que proíbe o abate de animais e que obriga as autarquias a esterilizarem todos os animais) não está a ser cumprida.

O Bloco salienta que em Carregal do Sal e Tondela, as condições físicas dos canis não são as melhores. Carregal do Sal está à espera de um canil intermunicipal há largos anos e Tondela prevê a construção de um novo canil sem data definida. Enquanto o tempo passa os animais continuam a passar frio, sem um espaço comum para andar livremente e limitados ao reduzido espaço das boxes. O bom, no meio disto, é terem bastantes pedidos de adopções, não fazerem abate e esterilizarem todos os animais. Em Lamego o panorama é mais positivo já que as condições físicas do canil são boas pelo facto de ser um dos dois únicos centros oficiais do distrito. Apesar disso, o canil não cumpre com a esterilização dos animais que saem para adopção e essa mesma adopção é muito reduzida.

Carlos Vieira lembra que o Bloco de Esquerda apresentou para o Orçamento de Estado deste ano uma verba de 800 mil euros só para a esterilização de animais, mas que infelizmente não foi inserida no documento.

O bloquista lamenta que esse trabalho tenha de ser feito por pessoas voluntárias do distrito.

O Bloco de Esquerda defende que a dinamização e divulgação de adopções, a realizações de eventos e iniciativas de convívio entre as pessoas e os animais do canil depende, na maioria dos casos, de vontade política e da sensibilidade dos autarcas.

 

Pode ver também

Homem de 35 anos foi detido por violência doméstica

O Posto Territorial de Tarouca, deteve em flagrante delito um homem com 35 anos, por …

Comente este artigo