Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / BE lamenta chumbo das verbas para a esterilização de animais abandonados em Viseu

BE lamenta chumbo das verbas para a esterilização de animais abandonados em Viseu

O Bloco de Esquerda de Viseu através do Grupo de Trabalho de defesa dos Animais, em comunicado, veio lamentar “o chumbo da proposta” apresentada pelo partido e apresentada à votação, no âmbito do Orçamento de Estado para 2018, que propunha a inclusão de uma verba de 800 000 euros para apoiar as esterilizações de cães e gatos errantes e abandonados pelas Câmaras Municipais”.

O Bloco de Esquerda alerta que o assunto “suscita grandes preocupações” já que em causa está o atraso e a falta de divulgação de dados relativos à implementação da Lei 27/ 2016 que “prevê a esterilização dos cães e gatos recolhidos pelos Centros de Recolha Oficial (CROs) a partir de outubro passado”.

Apesar de a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária ter suspendido, a partir de 2016, os dados relativos à movimentação nos canis/gatis, as informações recolhidas no terreno, segundo o Bloco, “apontam para a continuação dos problemas de sobrelotação e continuação da política de abates”.

Segundo o que se lê no comunicado, “alguns municípios vêm justificando o incumprimento da Lei e da portaria que a regulamenta, com a ausência de meios financeiros para proceder à adaptação das estruturas existentes, à criação de novos Centros e à esterilização dos animais”.

O partido bloquista de Viseu refere que “a inexistência de dotação orçamental alocada à esterilização irá contribuir para graves consequências a nível da vida e bem-estar dos animais”.

 

Pode ver também

Homem morre em acidente de trator em Penedono

Um homem morreu este fim-de-semana na sequência do despiste de um trator, em Penela da Beira, no …

Comente este artigo