Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Adjudicada a requalificação do Centro de Operações de Mobilidade de Viseu

Adjudicada a requalificação do Centro de Operações de Mobilidade de Viseu

A proposta de adjudicação surge pouco mais de 3 meses depois da aprovação do lançamento do concurso e da apresentação pública do projeto.

O concurso público foi ganho pelo agrupamento de empresas Irmãos Almeida Cabral, Lda e Tomás de Oliveira Empreiteiros, SA.

A intervenção, com um custo global de 4,6 milhões de euros e um prazo de execução de ano e meio, será dividida em duas fases, avançando primeira a zona de estacionamento, o que permite que o atual equipamento continue a funcionar.

O Centro de Operações de Mobilidade de Viseu terá uma ilha central virada para os transportes urbanos de Viseu e boxes para o transporte intermunicipal.

“Será um autêntico terminal rodoviário, dos mais evoluídos do mundo. Viseu já merecia ter uma porta de entrada como a que este projeto vai proporcionar”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

Neste Centro estará prevista a intermodalidade, integrando‐o na rede de mobilidade suave e assegurando a sua ligação aos diferentes modos complementares de transporte (autocarros elétricos e rodoviários, táxis, outros elétricos, bicicletas e rede pedonal).

No mesmo edifício, será também instalado o novo Centro de Operações para a Mobilidade de Viseu (COM Viseu), uma peça fundamental na mobilidade sustentável do concelho, onde estará centralizada a coordenação e controle de trânsito e tráfego. Será também responsável pela gestão da rede de mobilidade suave, dos sistemas de bike‐sharing e car sharing, do sistema demand responsive transport e pela coordenação dos serviços de gestão do estacionamento.

Com a criação deste dispositivo, pretende-se melhorar a rede de interfaces dos transportes públicos coletivos de passageiros em meio urbano (interfaces de transportes públicos como terminais de autocarros), enquanto se promove a organização funcional do Centro de Operações para a Mobilidade de Viseu e a sua inserção urbana no território.

Reforçar a utilização do transporte público urbano coletivo de passageiros e dos respetivos modos suaves, assim como implementar medidas tendentes à redução das emissões de gases poluentes, são alguns dos objetivos deste novo projeto.

 

Pode ver também

Nove anos de prisão efectiva para mulher acusada de burlar cidadãos franceses

As quatro pessoas acusadas de sequestro e burla a cidadãos franceses foram condenadas no Tribunal …

Comente este artigo