Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / 10 de junho comemorado com caminhada em Moimenta da Beira
serradeleomil

10 de junho comemorado com caminhada em Moimenta da Beira

A Junta de Freguesia de Leomil, em Moimenta da Beira, promove uma caminhada pela serra no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Chama-se a “Rota do Talefre”, trata-se de um percurso de 11 quilómetros, de difícil dificuldade, que começa às 15h30 no Largo do Pelourinho e termina umas horas depois com uma merenda-convívio.

A Serra de Leomil, localizada a Sudoeste de Moimenta da Beira, encontra-se entre os rios Paiva e Távora. Mede 10 km de comprimento e o seu ponto mais alto atinge os 1008 metros de altitude. Deste ponto consegue-se avistar paisagens que vão desde os vales do Tedo, Paiva e Távora, até ao topo das Serras do Marão, da Estrela, do Caramulo e Montemuro.

Na Serra avistam-se vários elementos arqueológicos. Restos de estradas românicas, pedras amontoadas que indicam a presença de fortificações, mamoas e dólmenes. Na vegetação realça-se o pinheiro, a giesta, a urze, o rosmaninho e o sargaço. A serra repleta de regatos e ribeiros, de moinhos arruinados, destaca os lugares da Lobagueira, Redondelo, Furenho, Gondomar e o da Nave conhecido pelos terrenos de culturas e lameiros de pasto e matagais.

 

 

Pode ver também

apreensao

Mangualde – Detido por roubo e furto em interior de residência

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve ontem, …

Comente este artigo